Análise Estatística Implicativa e o Uso das Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática

Auteurs

  • Elielson França Pedrosa Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Josevandro Barros Nascimento Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Emanuela Régia de Sousa Coelho Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Rodrigo Lins Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI :

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1123

Mots-clés :

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, formação inicial ou continuada e análise estatística implicativa (ASI)

Résumé

A formação inicial dos futuros professores de matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da identidade profissional dos docentes. Com a rápida evolução tecnológica e a constante atualização dos recursos digitais para o ambiente escolar e a sala de aula de matemática, é essencial que os futuros professores estejam preparados para integrar essas tecnologias em suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, esta pesquisa visa investigar as contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação inicial de professores de matemática, com o objetivo principal de compreender como essas tecnologias podem ser integradas ao processo formativo, preparando os futuros docentes para as demandas educacionais. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Utilizou-se um questionário online, distribuído via Google Forms, contendo perguntas sobre a preparação dos futuros professores para integrar as TDIC em suas práticas pedagógicas, suas experiências com essas tecnologias durante a formação e a percepção sobre o impacto das TDIC na educação. Os dados foram analisados por meio da Análise Estatística Implicativa (ASI), utilizando o software CHIC, versão 7.0 (2024), que permite a análise descritiva e interpretativa das variáveis envolvidas. Os resultados mostram que a maioria dos entrevistados considera as TDIC fundamentais para a formação inicial e contínua dos professores de matemática. A pesquisa destaca a importância das TDIC na formação de professores, evidenciando que essas tecnologias não só enriquecem a prática pedagógica, mas também contribuem para o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores.

 

Bibliographies de l'auteur

Elielson França Pedrosa, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Graduando em Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba.

Josevandro Barros Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática - UFRPE/PPGEC, Mestre em Ciências, Modelagem Matemática e Computacional - UFPB/PPGMMC e Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal De Campina Grande - UFCG. Foi Professor Substituto do Departamento de Ciências Exatas (DCX) - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), Campus IV da UFPB. Integrou Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática/Campus IV, atualmente faço parte do Grupo de Estudos e Pesquisas do Laboratório de Evidências Analíticas em Tecnologias Educacionais - EVANTE (http://evante.com.br) e "A Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática". Áreas de interesse em pesquisa: Data Science, Educational Data Mining (EDM), Learning Analytics (LA), Game Learning Analytics, Game Based Learning, Technology Enhanced Learning (TEL) e formação de professores na educação básica.

Emanuela Régia de Sousa Coelho, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Emanuela Coelho é uma Paraibucana convicta. Pernambucana de nascimento e coração, escolheu a Paraíba como sua casa desde 2008. Nesse ano iniciou sua graduação em Licenciatura em Matemática ela Universidade Estadual da Paraíba, concluída em 2012. Em 2014, obteve o título de Mestra em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande. Ainda em 2014, iniciou seu doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, deixando temporariamente as terras nordestinas, e retornou à Paraíba em 2017. Desde então, é professora da Universidade Estadual da Paraíba. Em 2018 concluiu o doutorado sob a orientação da Profa Valéria Neves Domingos Cavalcanti e trabalha com Existência, Unicidade e Estabilização de Soluções de Problemas de Evolução do Tipo Hiperbólicos. Atualmente, exerce também a função de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba.

Rodrigo Lins Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutor e Mestre em Ciência da Computação pelo (Cin/UFPE), Graduado em Licenciatura em Ciência da Computação, Graduado em Bacharelado em Estatística e Especialização Lato Sensu em Tecnologias na Educação. É professor e pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) onde ministra disciplinas relacionadas ao ensino da computação. É Coordenador/Líder do Laboratório de Evidências Analíticas em Tecnologias Educacionais - EVANTE (http://evante.com.br). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG/UFRPE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática (PPGEC/UFRPE). Atualmente é pesquisador associado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/BA) na área de Estatística e Ciência de Dados. Pesquisador Senior no Observatório de Equidade Educacional (https://equidadeeducacional.nees.ufal.br/equipe/). Revisor da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE/SBC) e da Revista IEEE Latin America Transaction. Em 2019/2020 foi membro da comissão editorial da Special Session da British Journal of Educational Technology com tema Applications of Learning Analytics in Latin America. Em 2017 participou do CTD-IE - Concurso de TCC, Dissertações e Teses do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017) ficando em segundo lugar como melhor tese de doutorado na área de Informática na Educação. Em 2021 ganhou o prêmio de melhor artigo full paper no XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames2021. Áreas de interesse em pesquisa: Data Science, Educational Data Mining (EDM), Learning Analytics (LA) e Technology Enhanced Learning (TEL).

Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Pós-Dourado (2021-22) no laboratório ICAR - Universidade Lumière Lyon 2 (França). Possui doutorado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e em Sciences de lÉducation pela Universidade Lumière Lyon 2. Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Linhas de pesquisa expressão gráfica, educação matemática, educação estatística, Análise Estatística Implicativa no ensino das Ciências e Matemática. Coordenador do projeto de pesquisa A Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática. Líder do grupo de pesquisa "a Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no ensino de Ciências e Matemática" (UFRPE/CNPQ), membro do grupo de pesquisa "Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática".

Références

ARROYO, M. G. Por novas fronteiras de reconhecimento. In: Currículo, território em disputa. 5ªed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. Acesso em: 13 mar. 2024.

BRITO, C. S.; SANT’ANA, C. C. Formação docente e jogos digitais no ensino de matemática. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, v. 7, n. 17, p. 415–434, 27 maio 2020. https://doi.org/10.26568/2359-2087.2020.4100.

CASTRO, A. L. A formação de professores de matemática para uso das tecnologias digitais e o currículo da era digital. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo– SP, 2016. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6796_3527_ID.pdf. Acesso em: 20 jun.2024.

FACCIONI, A. C.; SILVA, D. V.; MORAES, S. R. de. Uma análise sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na formação de professores de matemática, química e ciências biológicas de uma universidade pública do Paraná. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 6, n. 3, p. 49–66, 25 jul. 2022. https://doi.org/10.18256/2447-3944.2022.v6i3.4075.

FERREIRA, L. F. S.; SILVA, V. M. C. B.; MELO, K. E. S.; PEIXOTO, A. C. B. Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de COVID-19. Revista Docência do Ensino Superior, v. 10, p. 1–20, 29 dez. 2020. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24761.

GRAS, R.; ALMOULOUD, S. A. Implicação Estatística como Ferramenta em um Exemplo de Análise de Dados Multidimensional. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 75-88, 2002.

NONATO, K. J.; COSTA, N. M. L. da. Rompendo barreiras: desafios de professores das licenciaturas em matemática para integrar tecnologias digitais ao currículo. Educação Matemática Sem Fronteiras: Pesquisas em Educação Matemática, v. 3, n. 2, p. 194–214, 23 dez. 2021. https://doi.org/10.36661/2596-318X.2021v3n2.12745.

OLIVEIRA, W.; SILVA JUNIOR, C. G. da. Uso de Jogos no ensino da Matemática: Uma análise entre os jogos tradicionais e os jogos digitais, baseada em pesquisa e mapeamento dos materiais encontrados na Web. 30 abr. 2014. Acesso em 30 abr. 2014.

OLIVEIRA, C. A. Tecnologias digitais da informação e comunicação (tdic) móvel e ubíqua na formação de professores que ensinam matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), v. 11, n. 3, p. 190–204. Acesso em 10 ago. 2021.

SILVA, C. M. B.; SANTOS, E. O. Formação continuada do professor do ensino médio integrado: concepções e importância. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. e9281–e9281, 6 jan. 2020. https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9281.

SILVA, E. N.; LIMA, F. J. de. Tecnologias digitais na formação de professores: um panorama de pesquisas apresentadas no encontro nacional de educação matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 23, p. 892–905, 17 jun. 2021. https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4868.

STURION, L.; CARVALHO, A. A. A.; REIS, M. C.; ROCHA, Z. F. D. C. As dificuldades dos professores de Estatística na utilização de tecnologias midiaticas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 4, p. 78–93, 29 set. 2018. https://doi.org/10.26843/rencima.v9i4.1712.

SANTOS, L. A. S. Vantagens e dificuldades das tecnologias de informação e comunicação na educação. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 1, p. 206–217, 31 jan. 2022. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3775.

SOUZA, R.; CALEJON, L. Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software GeoGebra no Ensino da Estatística Descritiva. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 4, p. 227–244, 18 jul. 2019. https://doi.org/10.26843/rencima.v10i4.2432.

Téléchargements

Publiée

2025-04-12

Comment citer

PEDROSA, Elielson França; NASCIMENTO, Josevandro Barros; COELHO, Emanuela Régia de Sousa; RODRIGUES, Rodrigo Lins; ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de. Análise Estatística Implicativa e o Uso das Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 130–143, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i2.1123. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1123. Acesso em: 24 avr. 2025.