Análise Estatística Implicativa e o Uso das Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1123Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, formação inicial ou continuada e análise estatística implicativa (ASI)Resumo
A formação inicial dos futuros professores de matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da identidade profissional dos docentes. Com a rápida evolução tecnológica e a constante atualização dos recursos digitais para o ambiente escolar e a sala de aula de matemática, é essencial que os futuros professores estejam preparados para integrar essas tecnologias em suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, esta pesquisa visa investigar as contribuições das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na formação inicial de professores de matemática, com o objetivo principal de compreender como essas tecnologias podem ser integradas ao processo formativo, preparando os futuros docentes para as demandas educacionais. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Utilizou-se um questionário online, distribuído via Google Forms, contendo perguntas sobre a preparação dos futuros professores para integrar as TDIC em suas práticas pedagógicas, suas experiências com essas tecnologias durante a formação e a percepção sobre o impacto das TDIC na educação. Os dados foram analisados por meio da Análise Estatística Implicativa (ASI), utilizando o software CHIC, versão 7.0 (2024), que permite a análise descritiva e interpretativa das variáveis envolvidas. Os resultados mostram que a maioria dos entrevistados considera as TDIC fundamentais para a formação inicial e contínua dos professores de matemática. A pesquisa destaca a importância das TDIC na formação de professores, evidenciando que essas tecnologias não só enriquecem a prática pedagógica, mas também contribuem para o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores.
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