Educação contextualizada no Ensino de Matemática em uma escola no semiárido de Juazeiro-BA
DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v5i1.141Mots-clés :
docente, ensino, contextualização, prática pedagógica, metodologia de ensinoRésumé
A contextualização é um assunto recorrente e relevante atualmente. Desse modo, este trabalho aborda a Educação Contextualizada como elemento facilitador do ensino-aprendizagem de Matemática em relação às práticas docentes de acordo com a concepção dos professores da disciplina em uma escola da rede pública de ensino do município de Juazeiro-BA. Objetivou identificar as concepções dos professores quanto à Educação Contextualizada configurar-se como um elemento facilitador de acordo com o que está definido na nova proposta político-pedagógica do município. Dessa forma, tratou de uma pesquisa explicativa e que a partir de levantamento de dados de natureza qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas a 08 (oito) professores que aceitaram expor suas opiniões e concepções. Os professores tomam a contextualização como uma metodologia de ensino, sendo que, para eles o ensino contextualizado pauta-se na ação do professor relacionar o conteúdo a ser trabalhado com alguma situação envolta da realidade cotidiana do educando. Foi possível constatar que todos os educadores estão tentando fazer uso da contextualização como elemento capaz de despertar no educando um interesse maior em aprender matemática.
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