Pedagogia do Grito

O papel do estagiário no estágio supervisionado

Auteurs

  • Vitória De Vasconcelos Quezado

DOI :

https://doi.org/10.31416/cacto.v3i2.734

Mots-clés :

Estágio Supervisionado, Pedagogia do Grito, Prática Pedagógica

Résumé

O Estágio Supervisionado é uma etapa primordial para a formação discente visto que esse momento garante a relação entre teoria e prática como, também, o aprendizado mediante a realidade do campo de estágio. Nesse sentido, diversas práticas pedagógicas perpassam por esses estágios, mas o que acontece quando uma pedagogia inadequada aos marcos legais está presente no locus do estágio? Com isso, o presente artigo tem por objetivo compreender o papel do estagiário no período do estágio supervisionado. Esta pesquisa se apoia nos estudos de LIBÂNEO (2001), SAVIANI (2007), dentre outros teóricos, e se utiliza da metodologia de natureza qualitativa e bibliográfica.  Por fim, os resultados indicaram que o estágio supervisionado carrega um significado além do que os marcos legais que o regem apresentam. É o período que marca, para muitos, o início da carreira profissional e a construção de novos aprendizados e saberes pedagógicos.

Références

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. 3. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1987.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, Presidência da República. Brasília-DF, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 10 jun. 2023.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília – DF: Presidência da República. Brasília-DF, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jun. 2023.

BRASIL. Lei do Estágio. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Brasília – DF: Presidência da República, 2008. Disponível: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 26 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

CABRERA, Adriana Marques Mourão. Violência psicológica em crianças e adolescentes, e suas consequências. 2022. Dissertação (Especialização - Especialização em Garantia

dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente.) – Universidade de Brasília, 2022.

CAVALCANTE, Emanuel Bernado Tenório. O CONCEITO DE ADULTOCENTRISMO NA HISTÓRIA: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES. Fronteiras: Revista de História. Doutorados, v. 23, n. 42. jul/dez., 2021. Disponível em: file:///C:/Users/vitor/Downloads/FRONTEIRAS+-+CAVALCANTE+-+O+conceito+de+adultocentrismo+na+história+-+diálogos+interdisicplinares.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

CHARLOT, B. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. São Paulo: Cortez, 2013

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Fac-símile digitalizado (Manuscritos). São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1968.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, v. 17, n. 17, p. 153-176, 2001. Editora da UFPR. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2074/1726. Acesso em: 26 jun. 2023.

MARTINS, Vandercleia. et al. O ESTÁGIO EM FORMAÇÃO DE FORMADORES NA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. V CONEDU: Congresso Nacional de Educação. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID1818_05092018113037.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.

SANTANA, Ramon Ferreira. A EDUCAÇÃO PELA PALMATÓRIA: os castigos utilizados como ferramentas pedagógicas no Brasil Império. Educon, Aracaju, v. 8, n. 01, p.01-09, set/2014. Disponível em: http://anais.educonse.com.br/2014/a_educacao_pela_palmatoria_os_castigos_utilizados_como_ferramenta.pdf. Acesso em: 26 jun. 2023.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luiz Heron Da; AZEVEDO, José Clóvis de; SANTOS, Edmilson Santos dos. (Orgs.) Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Sulina: Porto Alegre, 1996.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 39 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo; vol.5).

SHINAYSHIKI, Roberto. Conquiste seus alunos: Vença o desafio dos relacionamentos na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Editora Gente, 2011.

SOARES, Carmen Lúcia; FRAGA, Alex Branco. Pedagogia dos corpos retos: das morfologias disformes às carnes humanas alinhadas. Pro-Posições. v. 14, n. 2 (41) - maio/ago. 2003. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643887/11357. Acesso em: 26 jun. 2023.

Téléchargements

Publiée

2023-10-21

Numéro

Rubrique

Dossiê Pedagogia em Revista