Pensamento Computacional como metodologia para o ensino de Lógica de Programação
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.394Palavras-chave:
Lógica de Programação, Pensamento Computacional, AprendizagemResumo
Este trabalho objetivou realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para conhecer as experiências de uso e aplicação do Pensamento Computacional em contexto internacional. Para tanto, foi realizada a RSL utilizando-se da metodologia PRISMA analisando os principais trabalhos que abordavam o tema dispostos em publicações disponíveis nas bases Science Direct, Scopus, SBC Open Lib e Google Scholar. Os resultados dos trabalhos mostraram que a ferramenta Scratch aliada a metodologias alternativas a exemplo da Inteligência Artificial e Realidade Virtual estão sendo difundidas para apresentar os conceitos de Pensamento Computacional. A utilização de tecnologias alternativas como Inteligência Artificial, Jogos Digitais e Realidade Virtual como incremento ao processo de ensino também aparece como um mecanismo que motiva para o desafio de recompensa, porém, é verificado que apesar da utilização de metodologias alternativas, a aplicação ainda é deveras superficial, necessitando de um aprofundamento. Foram analisados 16 artigos, com o objetivo de apresentar uma visão sobre a área de pesquisa e descrever quais as linhas e resultados dos pesquisadores a partir de trabalhos publicados no idioma inglês.
Referências
ALE, Moyosore; STURDEE, Miriam; RUBEGNI, Elisa. A systematic survey on embodied cognition: 11 years of research in child–computer interaction. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 33, p. 100478, 2022.
ARAÚJO, A. C. S.; OLIVEIRA, F. K. Análise comparativa das ferramentas de tradução português Libras: Comparative analysis of Portuguese/BSL translation technological tools. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/397. Acesso em: 01 jan. 2024.
ARAÚJO, A. C. S.; OLIVEIRA, F. K. de. Revisão Sistemática da Literatura sobre Tecnologias digitais de informação e comunicação de tradução do par linguístico Português Libras. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 286–299, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i3.305. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/305. Acesso em: 01 jan. 2024.
CHEN, Xieling et al. Application and theory gaps during the rise of artificial intelligence in education. Computers and Education: Artificial Intelligence, v. 1, p. 100002, 2020.
COSTA, M. G. N. da .; OLIVEIRA, F. K. de. A prática docente de professores não licenciados no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 512–523, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i3.36. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/36. Acesso em: 01 jan. 2024.
FLYNN, Rachel M. et al. A narrative review of methods used to examine digital gaming impacts on learning and cognition during middle childhood. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 30, p. 100325, 2021.
GEROSA, Anaclara et al. A simple reorganization of childcare centre with positive effects on self-regulation and play behaviour. 2021.
GUGGEMOS, Josef; MOSER, Luca; SEUFERT, Sabine. Learners don't know best: Shedding light on the phenomenon of the K-12 MOOC in the context of information literacy. Computers & Education, v. 188, p. 104552, 2022.
GOBBI, Rodrigo. Utilização do Scratch como ferramenta para apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional. 2020.
JING, Sifeng et al. A learner model integrating cognitive and metacognitive and its application on scratch programming projects. IFAC-PapersOnLine, v. 53, n. 5, p. 644-649, 2020.
LAUPICHLER, Matthias Carl et al. Artificial intelligence literacy in higher and adult education: A scoping literature review. Computers and Education: Artificial Intelligence, p. 100101, 2022.
MACHADO, Yane Ferreira; DE OLIVEIRA, Francisco Kelsen. Orientação profissional, gamificação e educação profissional e tecnológica: uma revisão sistemática de literatura. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 108-126, 2018. DOI: 10.36524/profept.v3i1.380. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/380. Acesso em: 1 jan. 2024.
MARTÍNEZ-COMESAÑA, Miguel et al. Impact of artificial intelligence on assessment methods in primary and secondary education: systematic literature review. Revista de Psicodidáctica (English ed.), 2023.
MOHAMMADI, Zahra; VALERO, Oscar. A new contribution to the fixed point theory in partial quasi-metric spaces and its applications to asymptotic complexity analysis of algorithms. Topology and its Applications, v. 203, p. 42-56, 2016.
OLIVEIRA, F. K.; GOMES, A. S. Revisão sistemática da literatura. Métodos e pesquisas em Educação, v. 1, p. 164, 2016.
OLIVEIRA, F. K.; GOMES, A. S. Uma revisão sistemática da literatura sobre ferramentas de autoria de IMS-LD. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2015. p. 376.
PAULINO JÚNIOR, J. W.; OLIVEIRA, F. K. Pensamento computacional com ênfase no ensino de Lógica de programação: revisão sistemática de literatura: Computational thinking with emphasis on teaching programming logic: systematic literature review. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 10, n. 3, 2022. DOI: 10.31416/rsdv.v10i3.396. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/396. Acesso em: 26 jul. 2023.
PAPERT, Seymour. Teaching children to be mathematicians us. teaching about mathematics. memo, 1980.
RADIANTI, Jaziar et al. A systematic review of immersive virtual reality applications for higher education: Design elements, lessons learned, and research agenda. Computers & Education, v. 147, p. 103778, 2020.
ROCHA, E. dos S.; OLIVEIRA, F. K. de. Critérios para divisão de recursos financeiros e orçamentários na execução da Política de assistência estudantil em instituições da rede federal de educação: uma revisão sistemática de literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 682–698, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i3.781. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/781. Acesso em: 1 jan. 2024.
SAVI?, Miloš; IVANOVI?, Mirjana; JAIN, Lakhmi C. Complex networks in software, knowledge, and social systems. Cham: Springer International Publishing, 2019.
SHARMA, Kshitij; PAPAVLASOPOULOU, Sofia; GIANNAKOS, Michail. Children’s facial expressions during collaborative coding: Objective versus subjective performances. International Journal of Child-Computer Interaction, v. 34, p. 100536, 2022.
SILVA, G. H. da; OLIVEIRA, F. K. de. Mapeamento Sistemático de Literatura sobre Pensamento Matemático-Computacional. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 637–648, 2023. DOI: 10.31416/rsdv.v11i3.788. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/788. Acesso em: 1 jan. 2024.
SILVA, G. H.; OLIVEIRA, F. K. Pensamento Computacional e STEAM numa perspectiva interdisciplinar com a matemática e informática: Uma revisão sistemática de literatura: Computational Thinking and STEAM in an interdisciplinary perspective with mathematics and informatics: A systematic literature review. Revista Semiárido De Visu, v. 10, n. 3, 2022. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/399. Acesso em: 01 jan. 2024.
SILVA, G. G.; OLIVEIRA, F. K. de. Material didático utilizado na Educação Profissional de Jovens e Adultos: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 335–343, 2021. DOI: 10.31416/rsdv.v9i3.308. Disponível em: https://semiaridodevisu.ifsertao-pe.edu.br/index.php/rsdv/article/view/308. Acesso em: 01 jan. 2024.
SUN, Liping et al. A systematic literature review of teacher scaffolding in game-based learning in primary education. Educational Research Review, p. 100546, 2023.
ZARESTKY, Jill et al. Reflective writing supports metacognition and self-regulation in graduate computational science and engineering. Computers and Education Open, v. 3, p. 100085, 2022.
ZHAO, Yu; LLORENTE, Ana María Pinto; GÓMEZ, María Cruz Sánchez. Digital competence in higher education research: A systematic literature review. ZHAO, Yu; LLORENTE, Ana María Pinto; GÓMEZ, María Cruz Sánchez. Digital competence in higher education research: A systematic literature review. Computers & Education, v. 168, p. 104212, 2021.
ZHARYLGASSOVA, Peruza et al. RETRACTED: Psychological and pedagogical foundations of practice-oriented learning of future STEAM teachers. 2021., v. 168, p. 104212, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Semiárido De Visu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.