ESTUDO DOS IMPACTOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Sidney Silva Simplicio IFSertãoPE
  • Inaiara de Sousa Escola Estadual João Batista dos Santos
  • Débora Santos Carvalho dos Anjos IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v8i2.45

Palavras-chave:

Metodologias diferenciadas, Sujeito ativo, Autonomia, Ensino de Química, Residência pedagógica

Resumo

Este artigo visa a apresentar uma proposta de intervenção na Escola Estadual João Batista dos Santos, que faz parte do Programa de Residência Pedagógica - CAPES, vinculado ao curso de Licenciatura em Química do IF SERTÃO-PE. No período de observação do programa, foi possível apreender a dificuldade enfrentada pelos professores em manter os alunos dentro da sala de aula e em mantê-los com foco durante a discussão dos conteúdos, entre outros problemas. Nessa perspectiva, o presente trabalho buscou, como uma de suas propostas, despertar a feição dos estudantes pelo estudo da química através de metodologias diferentes das metodologias convencionais, sendo estas em consonância com a matriz curricular da disciplina. A pesquisa foi realizada por meio de intervenções nas aulas de química, tendo como público alvo os alunos do 2º ano do Ensino Médio, com a utilização de diferentes metodologias ativas, tais como o POGIL, Peer Instruction, Jogos Didáticos. Assim, verificou-se que os métodos aplicados tiveram um impacto bastante significativo no aprendizado, no desenvolvimento da autonomia, na criticidade e na motivação dos alunos envolvidos, além de terem sido bem aceitos pela maioria deles.

Biografia do Autor

Sidney Silva Simplicio, IFSertãoPE

Mestrando/Ciências da Saúde e Biológicas.

Inaiara de Sousa, Escola Estadual João Batista dos Santos

 Mestre/Recursos Naturais do Semiárido

Débora Santos Carvalho dos Anjos , IFSertãoPE

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2003), Especialização em Ensino de Química e Biologia Ead-UNIVASF(2016), Mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Professora/Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, atuando na Licenciatura em Química. É Líder do Grupo de Pesquisa Materiais Aplicados e o Vale do São Francisco, atuando na área de Química, com ênfase em Polímeros, Físico Química e Química Inorgânica. É membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) do IF Sertão-PE.Atuou como Coordenadora do Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência/CAPES, como Coordenadora de Área do Programa de Iniciação a Docência/CAPES (2012-2014) e como Coordenadora Institucional deste mesmo programa (2014-2016).

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Publicado

2020-08-31

Como Citar

SIMPLICIO, S. S. .; SOUSA, I. de .; ANJOS , D. S. C. dos . ESTUDO DOS IMPACTOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 431–449, 2020. DOI: 10.31416/rsdv.v8i2.45. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/45. Acesso em: 23 nov. 2024.