Sustentabilidade comunitária
fortalecimento da atividade apícola e implantação de quintais produtivos - relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v11i1.593Palavras-chave:
Território Sertão São Francisco, Agricultura familiar, Extensão RuralResumo
O presente relato objetiva descrever a experiência vivenciada na coordenação dos serviços de assessoria e capacitação técnica de apicultores e agricultores familiares de comunidades rurais localizadas nos municípios de Remanso, Campo Alegre de Lourdes e Casa Nova, na Bahia, com a finalidade de contribuir com o processo de desenvolvimento territorial na Região da Serra Dois Irmãos, a partir de um trabalho contínuo de acompanhamento e orientação dos estabelecimentos agrícolas, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida, a preservação da natureza, da preocupação com as gerações futuras e da participação cidadã, fortalecendo a organização das comunidades rurais. Ao longo do projeto foi possível promover a apropriação de técnicas de manejo apícola, utilizando ferramentas e métodos participativos na condução das atividades. Também foram assessoradas quarenta e cinco famílias, na implantação de seus quintais produtivos, com o uso de tecnologias preconizadas pela Articulação do Semiárido – ASA, apoiando a construção coletiva de estruturas hídricas como caldeirões de pedra, poços tubulares e barreiros, melhorando a oferta e diversidade de alimentos na dieta familiar e apoiando o sistema produtivo, através da implantação de hortas familiares, criação de galinhas caipiras e implantação de pequenos pomares.
Referências
DA SILVA, A. C. G. F.; DOS ANJOS, M. de C. R.; DOS ANJOS, A. Quintais produtivos: para além do acesso à alimentação saudável, um espaço de resgate do ser. Guaju, v. 2, n. 1, p. 77-101, 2016.
LEAL, L., Filipak, A., Duval, H., Ferraz, J. M., & Ferrante, V. L. (2020). Quintais produtivos como espaços da agroecologia desenvolvidos por mulheres rurais. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(14), 31-54. Recuperado de https://desafioonline.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9076
BRITO, M. A.; COELHO, M. F. Os quintais agroflorestais em regiões tropicais – unidades autossustentáveis. Revista Agricultura Tropical, Cuiabá, v.4, n.1, 2000.
CARNEIRO, M. G. R. et al. Quintais produtivos: contribuição à segurança alimentar e ao desenvolvimento sustentável local na perspectiva da agricultura familiar (O caso do assentamento Alegre, município de Quixeramobim/CE. Revista Brasileira de Agroecologia, n.8, v.2, 2013.
AMBRÓSIO, L. A.; PERES, F. C.; SALGADO, J. M. Diagnóstico da contribuição dos produtos do quintal na alimentação das famílias rurais: Microbacia D’água F., Vera Cruz.Informações Econômicas, São Paulo, v.26, n.7, 1996
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Semiárido De Visu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.