As concepções de Ciência e cientista de estudantes do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i3.629Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Percepção de Ciência, Imaginário Científico, Educação BásicaResumo
Este estudo resulta do desenvolvimento e análise de um questionário de investigação acerca das concepções de Ciência e cientista no âmbito do projeto de pesquisa: “As concepções de Filosofia e de História da Ciência nas licenciaturas em Matemática e em Ciências Biológicas”. Teve como objetivo analisar as concepções de Ciência e de cientista de estudantes do Ensino Fundamental na região Noroeste, do estado do Rio Grande do Sul (RS). Caracterizou-se pela abordagem qualitativa, onde os 57 estudantes responderam um questionário (com 3 questões). Para a análise de dados do questionário utilizou-se a análise temática de conteúdo (para as 2 questões fechadas), sendo as categorias temáticas definidas a priori: - Concepções de quem faz Ciência; - Percepção de cientista. Em seguida foi utilizado a análise temática de conteúdo (1 questão aberta) foi identificado duas categorias temáticas: - Ciência como disciplina escolar com 17 Unidades de contexto (UC); - O conceito de Ciência em relação aos saberes sócio-culturais com 12 UC. Através da análise temática de conteúdo, constatou-se que as concepções dos estudantes acerca do cientista está vinculada a uma pessoa extremamente inteligente, correspondendo a um quantitativo de 40/57 dos estudantes. Logo, percebe-se que a concepção dos estudantes acerca do cientista está atrelada aos estereótipos científicos propagados pelas mídias, livros didáticos (LD) e durante as aulas. A partir da análise das UC e do embasamento teórico, foi possível evidenciar um indicativo do pensamento acerca da concepção de Ciência vinculado ao conteúdo disciplinar de Ciências Naturais.
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