Concepções de leitura no Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise das provas de língua espanhola

Autores/as

  • Maria Rafaela Vieira da Silva IFSertãoPE
  • Kélvya Freitas Abreu IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i3.147

Palabras clave:

Avaliação, Aprendizagem da língua estrangeira, Vestibular, Formação Cidadã

Resumen

Este estudo propôs analisar as questões de língua espanhola do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sob a perspectiva de diagnosticar quais concepções de leituras estão envolvidas neste exame. Portanto, sistematizaram-se e classificaram-se as questões no período de 2010 a 2015, de acordo com as concepções: leitura linguística (leitura das linhas), psicolinguística (leitura entrelinhas) e sociocultural (leitura por detrás das linhas) – (CASSANY, 2006; ABREU, 2011). Nesse sentido, foi possível traçar o perfil do exame, e, identificou-se que em sua maioria se atém a concepção psicolinguística. Contudo, o exame apresentou diferentemente de outros vestibulares mostras das três concepções de leitura e isso revela a influência de orientações em compreender o ensino de línguas numa perspectiva de formação cidadã. Deste modo, cabe destacar que esta investigação pautou-se nos últimos direcionamentos sugeridos por documentos governamentais: OCNEM (BRASIL, 2006), LDBEN (BRASIL, 1996) e Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (2013);bem como na fundamentação teórica da abordagem do letramento em sua vertente crítica/sociocultural e as concepções de leitura (BORDÓN, 2006; KLEIMAN,2005; NERY 2003; SCARAMUCCI 2009; LUCKESI 1995).

Biografía del autor/a

Maria Rafaela Vieira da Silva, IFSertãoPE

Discente do Ensino Médio Integrado em Edificações do IF Sertão Campus Salgueiro, integrante do GEPET.

Kélvya Freitas Abreu, IFSertãoPE

Mestre em Linguística e licenciada em Letras (Português - Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de espanhol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase ao ensino e aprendizagem do espanhol como Língua Estrangeira em suas pesquisas.

Citas

ABREU, K.F. Concepções de leitura e de texto

subjacentes às provas de vestibular:

constatações e implicações para o ensino da

língua espanhola. Dissertação (Mestrado em

Linguística). Universidade Federal do Ceará.

Fortaleza, 2011.

______. Concepções de leitura no ensino de

espanhol como língua estrangeira: em busca de

uma abordagem sociocultural. In: BAPTISTA,

L.M.T.R.(Org.). Múltiplas Perspectivas,

Múltiplos Sentidos: o ensino e a aprendizagem

do espanhol em foco. 1ed.Brasília: Editora

Kiron, 2012, v. , p. 139-155.

ABREU, K. F; MORAIS, H. T. F; SILVA, M. R.

V. Eventos de letramento (s) em português e em

espanhol: a abordagem crítica na área de

edificações. In: Anais do I Colóquio de Análise

do Discurso (CNAD), 2014, Pau dos Ferros:

UERN: 2014.

ANDRIOLA, W.B. Doze motivos favoráveis à

adoção do Exame Nacional do Ensino Médio

(ENEM) pelas Instituições Federais de Ensino

Superior (IFES). Ensaio: aval. pol. públ. Educ.,

Rio de Janeiro, v. 19, n. 70, p. 107-126, jan./mar.

BENVENUTO, E. V. ; ABREU, K. F. .

Letramento(s): em busca do exercício da plena

cidadania. IN: VIII Congresso Norte e Nordeste

de Pesquisa e Inovação - Connepi, 2014, Salvador. Anais do VIII Connepi. Salvador:

IFBahia e IFBahiano, 2013.

BRASIL. Orientações Curriculares para o

Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas

Tecnologias. Brasília, Secretaria de Educação

Básica, 2006. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_

volume_01_internet.pdf . Acessado

em:02/02/2015.

CASSANY, D. Tras las líneas. Sobre la lectura

contemporánea. Barcelona: Editorial Anagrama,

CERVO, A.L. Metodologia científica. 6aed. São

Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KLEIMAN, Â. Preciso “ensinar” o

letramento? Não basta ensinar a ler e a

escrever? São Paulo: Produção Editorial, 2005.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem

Escolar. 10 ed. São Paulo: Cortez, 1995.

SCARAMUCCI, M.V.R. Avaliação da leitura

em inglês como língua estrangeira e validade de

constructo. In: Revista Calidoscópio. Vol.7, n.1,

p. 30-48, jan/abr 2009.

SILVA, M. R. V. ; ABREU, K. F. . Avaliação e

letramento(s): construindo pontes possíveis. In:

OLIVEIRA, F.K.; ABREU, K.F.. (Org.).

Métodos e pesquisas em educação.

ed.Brasília: Kiron, 2016, v. 1, p. 115-137.

TIBA, I. Ensinar aprendendo: Novos

paradigmas na educação. 18 ed. São Paulo:

Integrare Editora, 2006.

Publicado

2016-12-31

Cómo citar

SILVA, M. R. V. da .; ABREU, K. F. . Concepções de leitura no Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise das provas de língua espanhola. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 146–153, 2016. DOI: 10.31416/rsdv.v4i3.147. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/147. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Lingüística, Letras e Artes - Artigos