Percepção dos alunos do ensino médio sobre as aulas de educação física
DOI:
https://doi.org/10.31416/rsdv.v4i2.156Palavras-chave:
Adolescentes, Atividade Física, EnsinoResumo
RESUMO: A atividade física é entendida como meio de promoção de saúde, estando inserida como a cultura corporal de movimento nas aulas de Educação Física visa integrar o aluno na sociedade de forma o mesmo se torne atuante diante da sua realidade. O Ensino Médio é caracterizado pela presença de um público adolescente que, passando por mudanças biopsicossociais, apresentam diversas reações diante das aulas de Educação Física. Desta forma, presente trabalho tem como objetivo analisar por meio de revisão bibliográfica narrativa a percepção dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física. Por meio da compilação e síntese de estudos anteriores conclui-se que aulas bem elaboradas e com um bom domínio do professor diante das possíveis adversidades os alunos afirmam gostar das aulas e as consideram essenciais no currículo escolar.Referências
AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J.;
BZUNECK, J. A. Considerações sobre a Auto-
eficácia Docente. In: AZZI, R.G. e
POLYDORO, S.A.J. Autoeficácia em
diferentes contextos. Campinas, SP: Editora
Alínea, 2006. p.149-159.
BECKER, D. O que é adolescência. 13. ed. São
Paulo: Brasiliense, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da
Educação Média e Tecnológica. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Médio /
Ministério da Educação. Secretaria de Educação
Média e Tecnológica / Brasília: Ministério da
Educação, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de
Ensino Fundamental. Parâmetros
Curriculares Nacionais: 5a a 8a séries. Brasília.
MEC/SEF, 1998.
BRANDOLIN, F. et al. A percepção dos
alunos sobre a educação física no ensino
médio Rev. Educ. Fís/UEM, v. 26, n. 4, p. 601-
, 4. trim. 2015.
BZUNECK, J. A. A motivação do aluno:
Contribuições à psicologia contemporânea.
Petrópolis: Vozes, 2002.
CARDOSO, A.G., NUNEZ, P.R.M. Percepção
dos alunos do ensino médio em relação às
aulas de educação física. Coleção Pesquisa em
Educação Física, Várzea Paulista, v. 13, n. 4, p.
-132, 2014.
CASTUERA, R. (2004). Motivación, Trato de
Igualdade, Comportamento de Discplina y
Estilos de Vida Saludables en Estudiantes de
Educación Física em Secundária. Tesis
Doctoral. Universidad de Extremadura. Facultad
de Ciencias del Deporte.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do
Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez,
COSTA, C. et al. Percepção dos alunos do
ensino médio de Catanduvas quanto às aulas
de Educação Física. EFDesportes. Revista Digital. Buenos Aires, ano 19, n° 195, agosto de
DIECKERT, J. et al. A Educação Física no
Brasil – A Educação Física Brasileira. In:
DIECKERT, J. et al. Elementos e Princípios da
Educação Física. Uma Antologia. Rio de
Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.
FERREIRA, M. L. S. et al. Pensar a Prática,
Goiânia, v. 17, n. 3, p. 734-750, jul./set. 2014.
GUTIERREZ, W. História da Educação Física.
S/e. Porto Alegre, Ed. Ipa, 1972.
JACKSON, B. et al. Students tripartite
efficacy beliefs in high school physical
education: within- and cross-domain relations
with motivational processes and leisure-time
physical activity. Journal of sport & exercise
psychology, v. 35, p. 72-80, 2013.
KUNZ, E. Transformação Didático-
Pedagógico do Esporte. 7° ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação
Física na Adolescência: construindo o
conhecimento na escola. São Paulo: Phorte,
OLIVEIRA, J. Profissão líder: desafios e
perspectivas. São Paulo: Saraiva 2006.
RAMOS, J. J. Os exercícios físicos na história
e na arte. São Paulo: Ibrasa. 1982.
SOUZA JR, M. et al. Coletivo de autores: A
cultura corporal em questão. Rev. Bras.
Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 391-
, abr./jun. 2011.
SOLER, Reinaldo. Educação Física Escolar.
Rio de Janeiro, RJ. Sprint: 2003.
SOUZA JR, Samuel. et al. A formação do
profissional de educação física no Brasil: uma
história sob a perspectiva da legislação federal
no século XX. Rev. Bras. Cienc. Esporte,
Campinas, v. 25, n. 2, p. 113-128, jan. 2004.