Atuação pedagógica de professores em cursos de Licenciatura em Matemática

perspectivas e desafios para ensinar a docência

Autores/as

  • Francisco José de Lima IFCE campus Cedro
  • Bruna Gonçalves IFCE campus Cedro

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.767

Palabras clave:

Práticas formativas, Professores formadores, Licenciatura em Matemática, Formação inicial

Resumen

Pensar sobre a escola que desejamos para o futuro, que já se faz presente, convida a repensar sobre o professor, sua prática e as possibilidades de promover transformações no ensino, mas também chama atenção para como se dá a formação inicial de futuros professores e a apropriação do fazer docente, na ambiência das licenciaturas, enquanto espaço mobilizador de tais mudanças. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a prática docente de professores formadores do curso de Licenciatura em Matemática, tendo em vista as possibilidades e desafios para a formação inicial de licenciandos. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa configura-se como uma revisão de literatura sistemática, cujo levantamento bibliográfico foi realizado no Portal de Periódicos Capes, considerando-se os últimos cinco anos e tendo como expressões norteadoras de busca: professores formadores, licenciatura em Matemática e formação docente. A categorização dos artigos culminou em dois eixos de análise. Nos limites deste estudo será abordada a primeira categoria analisada, a saber: Prática docente dos professores formadores nos cursos de Licenciatura em Matemática. Os resultados da pesquisa apontam para a prática docente dos professores formadores constituída por aulas expositivas, demonstrações de teoremas e resolução de listas de exercícios. Ainda que conscientes da necessidade de formar futuros professores para a atuação na Educação Básica, esses não conseguem se desvencilhar das práticas que nortearam a sua própria formação, visto que a constituição da sua identidade profissional se dá por experiências vividas no decorrer da sua formação, antes mesmo de ingressarem na Licenciatura em Matemática.

Biografía del autor/a

Bruna Gonçalves, IFCE campus Cedro

Licenciada em Matemática pelo IFCE campus Cedro e Especialista em Docêcia no Ensino Superior pelo IFCE campus Cedro

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATISTA, A.; RODRIGUES, L.; TEIXEIRA, M. Práticas e concepções de formadores de professores de matemática: alguns condicionantes. In: Conferencia Argentina de Educación Matemática, 12., 2018, Buenos Aires. Anais [...]. Argentina: SOAREM, 2018, p. 130-138. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/19571/1/Ribeiro 2018Practicas.pdf. Acesso em: 30 set. 2022.

CACETE, N. H. Breve história do ensino superior brasileiro e da formação de professores para a escola secundária. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 4, p. 1061- 1076, out./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ Q7PJ3QqNzCPKWksf Zx9PZCc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 set. 2022.

CAVALHEIRO, G. C. S.; MENEGHETTI, R. C. G. Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática Através da Resolução de Problemas: uma Análise das Perspectivas de Licenciandos em Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 13, n. 1, p. 64-72, 2020. Disponível em:https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/6926. Acesso em: 12 out. 2022.

CIVIERO, P. A. G.; OLIVEIRA, F. P. Z. de; SCHELLER, M. Laboratório de Educação Matemática: espaço para formação crítica dos formadores, de professores em formação e de futuros professores. Revista Dynamis, Blumenau, v. 23, n. 1, p. 22-39, 2017. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/ view/6539/3749. Acesso em: 12 out. 2022.

COURA, F. C. F.; PASSOS, C. L. B. Estado do conhecimento sobre o formador de professores de Matemática no Brasil. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 1, jan./abr. 2017, p. 7-26. Disponível em: https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647556. Acesso em: 12 out. 2022.

CUNHA NETO, J. H.; COSTA, V. G. da. Socialização do professor formador na licenciatura em Matemática: um contributo a identidade docente. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 23, n. 3, p. 81-96, nov. 2018. Disponível em: http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao. Acesso em: 12 out. 2022.

CUNHA NETO, J. H. C.; COSTA, V. G. da. Formadores que ensinam Matemática e sua Identidade Docente: análise de dissertações e teses. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, Brasil, v. 11, n. 25, p. 263-274, abr./jun. 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v11i25.7140. Acesso em: 12 out. 2022.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 19 ago. 2023.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 33-46, dez./jan./fev. 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164/79909. Acesso: 30 set. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, B. M. V. LIMA, F. J. Aprendizagem Docente e Desenvolvimento de Estratégias Metodológicas no Contexto do PIBID: reflexões sobre o GeoGebra como recurso para o ensino de funções. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online], 2020, v. 34, n. 68. Disponível em: https://doi.org/ 10.1590/1980-4415v34n68a11. Acesso em: 23 set. 2022.

GOMES, M. M. et al. Reflexões sobre a formação de professores: características, histórico e perspectivas. Revista Educação Pública, v. 19, n. 15, p. 1-9, ago. 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/ artigos/19/15/reflexoes- sobre-a-formacao-deprofessores-caracteristicas-historico-e-perspectivas. Acesso em: 30 set. 2022.

LAKATOS, E. Maria; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

LYRA, L. R.; CUSTÓDIO, J. F. O professor formador e suas crenças didático-pedagógicas. Revista Insignare Scientia, v. 2, n. 4, p. 141-157, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342392164_o_ professor_formador_e_suas_crencas_didatico-pedagogicas_teachers_initial_training_and_his_educational_beliefs. Acesso em: 12 out. 2022.

OLIVEIRA, A. T. de C. C. de; FIORENTINI, D. O papel e o lugar da didática específica na formação inicial do professor de matemática. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1-17, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782018230020. Acesso em: 12 out. 2022.

PINTO, H. da S.; BARROS, A. da S. X.; SILVEIRA, J. S. de Q. A pesquisa na formação de professores: experiências de licenciandos dos cursos de Física e Matemática. Revista Principia, João Pessoa, n. 36, p. 42-49, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/ download/1272/702. Acesso em: 12 out. 2022.

RODRIGUES, A. L.; TEIXEIRA, B. R. Conhecimento especializado do professor de Matemática revelado na escrita reflexiva de futuros professores decorrente de simulações de aulas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-26, abr./jun. 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2820. Acesso em: 12 out. 2022.

SANTOS, C. W. dos; MORORÓ, L. P. O desenvolvimento das licenciaturas no Brasil: dilemas, perspectivas e política de formação docente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, São Paulo, v. 19, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr /article/view/8652339/20841. Acesso em: 30 set. 2022.

SHAW, G. S. L.; SILVA JR., G. S. da. Formação docente para uso das TIC no ensino de Matemática: percepções de professores e estudantes de um curso de licenciatura em Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 6, p. 163-184, 2019. Disponível em: https://revistapos. cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima. Acesso em: 12 out. 2022.

SILVA, J. F. L. e; LIMA, I. P. de; PARENTES, M. D. da S.; SILVA, L. G. da. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Revista do Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1–14, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/ view/3478. Acesso em: 6 jul. 2023.

SILVA, M. N. da; ZAMPERETTI, M. P. Professorandos-com-GeoGebra: experiências na formação de professores de Matemática. Revista Prática Docente, Mato Grosso, v. 6, n. 2, e028, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e028.id1058. Acesso em: 12 out. 2022.

STAMBERG, C. da S.; NEHRING, C. M. As influências do professor formador e o saber específico na escolha pela docência em Matemática. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 12, n. 2, p. 345-360, maio/ago. 2018. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2012/689. Acesso em: 12 out. 2022

Publicado

2024-06-07

Cómo citar

DE LIMA, F. J.; GONÇALVES, B. Atuação pedagógica de professores em cursos de Licenciatura em Matemática: perspectivas e desafios para ensinar a docência. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 794–806, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.767. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/767. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra - Artigos