Atuação pedagógica de professores em cursos de Licenciatura em Matemática

perspectivas e desafios para ensinar a docência

Autores/as

  • Francisco José de Lima IFCE campus Cedro
  • Bruna Gonçalves IFCE campus Cedro

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.767

Palabras clave:

Práticas formativas, Professores formadores, Licenciatura em Matemática, Formação inicial

Resumen

Pensar sobre a escola que desejamos para o futuro, que já se faz presente, convida a repensar sobre o professor, sua prática e as possibilidades de promover transformações no ensino, mas também chama atenção para como se dá a formação inicial de futuros professores e a apropriação do fazer docente, na ambiência das licenciaturas, enquanto espaço mobilizador de tais mudanças. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a prática docente de professores formadores do curso de Licenciatura em Matemática, tendo em vista as possibilidades e desafios para a formação inicial de licenciandos. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa configura-se como uma revisão de literatura sistemática, cujo levantamento bibliográfico foi realizado no Portal de Periódicos Capes, considerando-se os últimos cinco anos e tendo como expressões norteadoras de busca: professores formadores, licenciatura em Matemática e formação docente. A categorização dos artigos culminou em dois eixos de análise. Nos limites deste estudo será abordada a primeira categoria analisada, a saber: Prática docente dos professores formadores nos cursos de Licenciatura em Matemática. Os resultados da pesquisa apontam para a prática docente dos professores formadores constituída por aulas expositivas, demonstrações de teoremas e resolução de listas de exercícios. Ainda que conscientes da necessidade de formar futuros professores para a atuação na Educação Básica, esses não conseguem se desvencilhar das práticas que nortearam a sua própria formação, visto que a constituição da sua identidade profissional se dá por experiências vividas no decorrer da sua formação, antes mesmo de ingressarem na Licenciatura em Matemática.

Biografía del autor/a

Bruna Gonçalves, IFCE campus Cedro

Licenciada em Matemática pelo IFCE campus Cedro e Especialista em Docêcia no Ensino Superior pelo IFCE campus Cedro

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Publicado

2024-06-07

Cómo citar

DE LIMA, F. J.; GONÇALVES, B. Atuação pedagógica de professores em cursos de Licenciatura em Matemática: perspectivas e desafios para ensinar a docência. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 794–806, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.767. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/767. Acesso em: 16 sep. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra - Artigos