A concepção behaviorista de Pavlov e Watson: implicações na educação profissional

Autores/as

  • Roberta Gomes de Araújo IFSertãoPE
  • Edmilson Pereira e Silva Junior IFSertãoPE
  • Cristiane Ayala de Oliveira IFSertãoPE http://orcid.org/0000-0003-3552-4229
  • Fábio Freire de Oliveira IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v7i2.94

Palabras clave:

aprendizagem, condicionamento, estímulo-resposta

Resumen

O objetivo principal desse estudo foi analisar as principais contribuições do behaviorismo para a educação profissional. Os objetivos específicos são: compreender o behaviorismo de Pavlov e Watson, além de outras correntes behavioristas; conhecer as principais características da educação profissional; verificar relações da educação profissional à luz do behaviorismo. Percebe-se que Se forem utilizados processos de ensino-aprendizagem levando-se em grande parte subsídios das teorias de Watson e Pavlov, molda-se com certeza, educandos numa perspectiva de adestramento, acomodação e reprodução. O encaixe do ensino proposto atualmente é predisposição nas experiências internas e anteriores dos alunos, levando em consideração pontos cognitivos, sociais, culturais e afetivos, circunstâncias essas rompidas pelas teorias abordadas.

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Publicado

2019-08-31

Cómo citar

ARAÚJO , R. G. de .; JUNIOR , E. P. e S.; OLIVEIRA , C. A. de .; OLIVEIRA , F. F. de . A concepção behaviorista de Pavlov e Watson: implicações na educação profissional. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 206–221, 2019. DOI: 10.31416/rsdv.v7i2.94. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/94. Acesso em: 21 nov. 2024.