Percepção de estudantes de diferentes culturas sobre o ensino remoto
uma perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica na sindemia de Covid-19
Visualizações: 35DOI :
https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i3.755Mots-clés :
Educação Digital, Educação Intercultural, Multiculturalismo, Diversidade Estudantil.Résumé
Objetivamos analisar a percepção de estudantes em uma sala de aula multicultural, em Salgueiro-PE, sobre o ensino remoto. A pesquisa é um estudo de caso de caráter qualitativo com utilização metodológica do Modelo da Tríade Informativa Intercultural para coleta, construção e análise dos dados. Consideramos nesse estudo apenas o eixo investigativo da vida escolar, especificamente, o que diz respeito às informações sobre o ensino remoto. Quatorze estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária participaram da pesquisa sendo representados por um quilombola, quatro indígenas sendo dois Atikum e dois Truká, cinco sertanejos e quatro urbanos. Foi construído um questionário baseado na Tríade Informativa Intercultural e aplicado em forma de entrevista individualmente. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas através da Tríade Informativa Intercultural. As perspectivas estudantis foram de reprovação do ensino remoto devido a dificuldades de adaptação ao modelo, de inclusão devido às condições socioeconômicas, além da perca de interação social.
Références
ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria. Construir conhecimentos em diferentes contextos: uma questão de significantes, de significados e de situações. IN: AZEVEDO, Tania Mariz de. (Org.). Conhecimento, linguagem e educação. Caxias do Sul: EDUCS, p. 27-52, 2019.
AFONSO, Anthone Mateus Magalhães; GONZALEZ, Wania Regina Coutinho. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil: reflexões sobre a sua criação à luz das propostas educacionais de Antonio Gramsci. Revista Contexto & Educação, ano 37, n. 119, e13181, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13181
AGUILAR, Blas Segovia; SERRANO, Rosario Mérida; ALFAYA, Elena Gonzales; GARCÍA, Maria Angel Olivares. Choque cultural en las aulas: profesores analógicos vs alumnado digital. El caso de Ana. Edutec – Revista Electrónica de Tecnología Educativa, n. 43, p. 1-12, 2013.
ALMEIDA-FILHO, Naomar de. Sindemia, infodemia, pandemia de Covid-19: hacia una pandemiología de enfermedades emergentes. Salud Colectiva, v. 17, e3748, 2021. DOI: https://doi.org/10.18294/sc.2021.3748.
ALVAREZ-JR., Abel V. The phenomenon of learning at a distance through emergency remote teaching. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. 144-153, 2020. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.3881529.
ANDRADE. Davi Alysson da Cruz; SILVA, David Leonardo Bouças da; NEVES, Gabrielle Pereira das; VIANA, Ana Caroline Monte Negro. Luz, câmara, ação! A hospitalidade virtual no ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19. Revista Hospitalidade, v. 19, p. 82-110, 2022. DOI: https://doi.org/10.29147/revhosp.v19.991.
BRASIL. MEC/SETEC/IFSertãoPE. Instrução Normativa nº. 2 de 6 de julho de 2020. Institui o regulamento de atividades remotas e atividades acadêmicas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. 2020.
CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flávio Barboza. (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2008.
FERREIRA, Helena Catão Henriques; FONSECA-FILHO, Ari da Silva. Dilemas, expectativas e perspectivas sobre o ensino superior de Turismo. Observatório de Inovação do Turismo. XIV (Especial), p. 29-49, 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/raoit.v14n4.6658.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
HAYASHI, Victor T.; ALMEIDA, Felipe V. de; ARAKAKI, Reginaldo. Uso da ferramenta Miro no Ensino à Distância: um estudo de caso na Engenharia da Computação. VI Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2021), Educação com Tecnologia: pessoas, didática e currículo integrados, Pau dos Ferros-RN, Brasil, 24 a 27 de agosto de 2021.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review. Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em: jan. 2022.
KIDMAN, Joanna; YEN, Chiung-Fen; ABRAMS, Eleanor. Indigenous students’ experiences of the hidden curriculum in science education: a cross-national study in New Zealand and Taiwan. International Journal of Science and Mathematics Education, v. 11, p. 43-64, 2013.
MAXQDA. Verbi Software, MaxQDA 2020® [software estatístico]. Berlin, Alemanha. Disponível em: http://maxqda.com.
NASCIMENTO, Rute Elen do; MELLO, Diene Eire de; FERREIRA, Camila Fernandes de Lima; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Porque eles(elas) não abriram as câmeras? Reflexões sobre as aulas síncronas no ensino remoto emergencial. Educação em Análise, v. 8, n. 1, p. 98-115, 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p98.
NOGUEIRA, Henry Antônio Silva; AGUIAR, Rucelino de Sousa; GISI, Maria Lourdes. A importância dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para a redução da desigualdade educacional do Brasil. Política e Gestão Educacional, v. 27, n. 00, e023029, 2023. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v27i00.18005.
OPAS, ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Histórico da pandemia de Covid-19. 2023. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 23 out. 2023.
RABARDEL, Pierre. Les hommes et les Technologies : approche cognitive des instruments contemporains. Armand Collin, pp. 239, 1995. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-010107462. Acesso em: 13 fev. 2021.
RIBEIRO, Carlos Vasconcelos; CAVALCANTI, Márcia; FERREIRA, Aparecido Pimentel. “Abre a câmera, por favor!”: aulas remotas no ensino superior, uma abordagem fenomenológica. EAD em Foco, v. 11, nº. 2, e1269, 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1269.
RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia da Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Interfaces Científicas, v. 10, nº. 1, p. 41-57, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57.
SANCHEZ, Abel Arroyo; PAREDES, Jose Elias Cabrejo; VALLEJOS, Maria Peregrina Cruzado. Infodemic, the other pandemic during COVID-19. 2020. In: SciELO Preprints. DOI: https://doi.org/10.1590/ScieLOPreprints.367.
SANTOS DE AQUINO, Rafael. Ensino de ciências em cultura cruzada: a formação de conceitos em sala de aula multicultural em Salgueiro, Pernambuco, Brasil. 2022. 361 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8708. Acesso em: 23 out. 2023.
SANTOS DE AQUINO, Rafael. Professor-aluno e aluno-professor: a formação do professor em pleno exercício da docência. 2018. 138 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
SANTOS DE AQUINO, Rafael; ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria; ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier. L’urgence de l’éducation interculturelle dans l’émergence de l’enseignement virtuel en biochimie dans un contexte multiculturelle au Brésil. In: La Biennale Internationale de l’Éducation, de la Formation et des Pratiques Professionnelles, Sep. 2021, Paris, France. Disponível em: https://hal.science/hal-03504181v1. Acesso em: 23 out. 2023.
SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de Covid-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.); HALL, Stuart; WOODWARD, Kathrin. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SINGER, Merril; BULLED, Nicolla; OSTRACH, Bayla; MENDENHALL, Emily. Syndemics and the biosocial conception of health. Lancet, v. 389, n. 10072, p. 941-950, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(17)30003-X.
VIEIRA, Kelmara Mendes; POSTIGLIONI, Gabrielle Fagundes; DONADUZZI, Géderson; PORTO, Caroline dos Santos; KLEIN, Leander Luiz. Vida de estudante durante a pandemia: isolamento social, ensino remoto e satisfação com a vida. EAD em Foco, v. 10, n. 3, e1147, 2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista Semiárido De Visu 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .