Uma abordagem experimental da Química Verde para o ensino médio a partir da biodegradação de corantes

Autores

  • Luis Carlos Silva Santos Instituto Federal da Bahia - Campus Juazeiro
  • Maria Lair Sabóia de Oliveira Lima Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro
  • Rômulo Batista Vieira Universidade do Estado da Bahia – Campus Juazeiro

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i1.457

Palavras-chave:

Química Verde, corantes, peroxidases, ensino de química, ensino de Química Verde

Resumo

Desenvolvido com materiais de fácil acesso, o presente trabalho apresenta uma proposta experimental para trabalhar a Química Verde no ensino médio. Para tanto, investigamos a presença de peroxidases vegetais em uvas verdes produzidas na região do Vale do São Francisco Pernambucano. Frequentes em vegetais que escurecem com facilidade, estas enzimas estão associadas à degradação de compostos orgânicos conjugados. Comumente representados por corantes, eles estão presentes nos mais diversos setores industriais e também estão associados à rejeitos orgânicos de forte coloração. Quando não tratados adequadamente, eles acarretam em sérios danos ambientais que prejudicam a fauna e a flora dos ambientes aquáticos. Aqui, o estudante do ensino médio tem a oportunidade de compreender como recursos naturais renováveis (como a polpa, cascatas e talos da uva aqui utilizada) podem atuar na degradação de corantes e, consequentemente, serem possíveis aliados no tratamento de rejeitos. Isto acontece através da visualização da mudança de cor das soluções dos corantes violeta genciana e azul de metileno mediada pelas peroxidases presentes na uva. Além disso, o trabalho aqui desenvolvido mostra como outros conteúdos, como reações redox e catalisadores biológicos (também vistos no ensino médio) podem estar relacionados com a Química Verde. Por fim, aliado a esse estudo, houve também o papel formativo no auxílio à construção do pensamento crítico do bolsista envolvido no que tange ao seu entendimento sobre a Química Verde e, principalmente como ele, estudante do ensino médio, teve uma percepção positiva do conteúdo aqui trabalhado.

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Publicado

2024-03-01

Como Citar

SILVA SANTOS, L. C.; SABÓIA DE OLIVEIRA LIMA, M. L.; BATISTA VIEIRA, R. Uma abordagem experimental da Química Verde para o ensino médio a partir da biodegradação de corantes. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 462–481, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i1.457. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/457. Acesso em: 23 nov. 2024.