Estado do conhecimento

estratégias metodológicas em pesquisas sobre história de vida na educação (2019-2023)

Autores

  • Keren Priscila da Silva Nobrega UNEB

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.973

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Educação, Trajetória, História de Vida

Resumo

O presente artigo objetiva mapear as produções acadêmicas hospedadas no banco de teses e dissertações da CAPES sobre o uso da abordagem metodológica História de Vida na área da educação, especificamente, em relação a profissionalização docente no período de cinco anos (2019-2023). Além disso, analisar quais as técnicas de coleta de dados mais recorrentes em pesquisas dessa categoria. Para tanto, será apresentada uma síntese dos resultados através de um estudo de revisão: estado do conhecimento, estabelecendo uma análise a partir de uma abordagem qualitativa. É possível inferir que o método História de Vida traz grandes contribuições na área das ciências humanas ao investigar os fenômenos a partir do sujeito enquanto ser histórico e social, rompendo com os ideais universalistas que reduziam o conhecimento os aspectos quantificáveis e observáveis.

Palavras-chave: Estado do conhecimento; história de Vida; educação; trajetória.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

SILVA NOBREGA, K. P. da. Estado do conhecimento: estratégias metodológicas em pesquisas sobre história de vida na educação (2019-2023). Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 823–837, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.973. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/973. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas - Artigos