Gestão de Espaços Pedagógicos e Laboratório de Produção Escrita

Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores/as

  • Francisca Kátia Albuquerque de Pinho Vieira Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro https://orcid.org/0009-0009-2827-3485
  • Kélvya Freitas Abreu Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão/PE
  • Handherson Leyltton Costa Damasceno Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão/PE

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v12i2.1018

Palabras clave:

Ambientes Educativos, Laboratório de Redação, Ensino Médio Integrado

Resumen

O presente artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura – RSL – sobre a organização e gestão de espaços pedagógicos e laboratório de produção escrita no contexto do ensino médio integrado à educação profissional. Este trabalho tem como objetivo ampliar o estudo acerca da importância da gestão de ambientes educativos dedicados à produção textual dos estudantes, explorando suas implicações educacionais e pedagógicas. A pesquisa foi conduzida por meio de uma metodologia sistemática de busca, seleção e análise de estudos relevantes, na Plataforma Sucupira, com delimitação temporal de 2008 a 2023 no intuito de reunir materiais que permitissem a expansão dos conhecimentos sobre a temática. Dentre as publicações encontradas na base listada, poucas atendiam aos critérios estabelecidos para esta pesquisa.  Após a análise dos artigos percebemos que o tema é pouco explorado, o que justifica ainda mais nosso estudo. Por fim, a RSL destaca lacunas na pesquisa atual e sugere direções futuras, como estudos que investiguem a importância da gestão escolar na organizaçãoespaços pedagógicos como o laboratório de escrita.

 

Biografía del autor/a

Francisca Kátia Albuquerque de Pinho Vieira, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro

Discente do Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IF Sertão, Campus Salgueiro, PE, Brasil. Licenciada em Letras (Português - Inglês) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Ceará. E-mail: francisca.katia@aluno.ifesertao-pe.edu.br

Kélvya Freitas Abreu, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão/PE

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, mestre em
Linguística (2011) e licenciada em Letras (Português - Espanhol) pela Universidade Federal do Ceará
(UFC/2008). E-mail: kelvya.freitas@ifsertao-pe.edu.br

Handherson Leyltton Costa Damasceno, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão/PE

Doutor e Mestre em Educação pela UFBA. Licenciado em Pedagogia (UEFS) e em Letras – Português (Centro Universitário Claretiano). Professor do IF Sertão PE – Campus Salgueiro. E-mail: handherson.damasceno@ifsertao-pe.edu.br

 

Citas

BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto na lingüística, na filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003b. p. 307-335.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fonte, 2006 p. 261-306

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 03 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-%20bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 set. 2023.

CEARÁ. Documento Curricular Referencial Do Ceará – Ensino Médio. Fortaleza, CE: Secretaria de Educação do Estado do Ceará, 2021. [Versão Preliminar]

ENCHEVA, S. Changes in known statements after new data is added. International Journal of Advanced Research in Artificial Intelligence, v. 4, n. 7, p. 47-50, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Ensino médio e educação profissional: A ruptura com o dualismo estrutural. Entrevista. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 1-190, jan./jun. 2011.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S (Orgs.). Gêneros textuais: reflexão e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

MARTINI, Ricardo Giuliani; LIBRELOTTO, Giovani Rubert; HENRIQUES, Pedro Rangel. Formal description and automatic generation of learning spaces based on ontologies. Procedia Computer Science, v. 96, p. 235-244, 2016.

OLIVEIRA, Erinaldo Silva et al. Espaços de aprendizagem em Educação Profissional e Tecnológica: discussão e caracterização. Educação Profissional E Tecnológica Em Revista, v. 2, n. 2, p. 92-104, 2018.

OLIVEIRA, Francisco; GOMES, Alex Sandro. Uma revisão sistemática da literatura sobre ferramentas de autoria de IMS-LD. In: Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SIBE 2015). 2015.

PANIAGO, MANUELLA BARROS; VIEIRA, AZENAIDE ABREU SOARES. Educação profissional brasileira: uma análise sob a perspectiva internacional. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 6, n. 2, p. 55-66, 2022.

RAMOS, Rita de Cássia Antonia Nespoli. Produções textuais: a reescrita a partir das orientações de professores. Linguagens, Educação e Sociedade, n. 47, p. 157-190, 2021.

RODRIGUES, Jandecir Pereira; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; MALDANER, Jair José. O trabalho e a linguagem na constituição do ser humano. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. Especial, p. 77-101, 2020.

SÁ, Katia Regina de; NEIRA, Marcos Garcia. A educação em tempo integral no currículo do ensino médio integrado do IFMG. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 1, p. 84-97, 2020.

SACKEY, Donnie Johnson; NGUYEN, Minh-Tam; GRABILL, Jeffery T. Constructing learning spaces: What we can learn from studies of informal learning online. Computers and Composition, v. 35, p. 112-124, 2015.

SANTOS, Gidair Lopes et al. A organização dos espaços pedagógicos em educação profissional e tecnológica: aproximações da literatura acadêmica. Anais VIII EPEPE. Campina Grande: Realize Editora, 2022.

SANTOS, Guilherme da Silva; MARCHESAN, Maria Tereza Nunes. Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil e seus docentes: trajetos e desafios. Linguagens-Revista de Letras, Artes e Comunicação, v. 11, n. 1, p. 357-374, 2017.

Publicado

2024-06-07

Cómo citar

ALBUQUERQUE DE PINHO VIEIRA, F. K.; FREITAS ABREU, K.; COSTA DAMASCENO, H. L. . Gestão de Espaços Pedagógicos e Laboratório de Produção Escrita: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 12, n. 2, 2024. DOI: 10.31416/rsdv.v12i2.1018. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1018. Acesso em: 24 nov. 2024.