Contribuições da Análise Estatística Implicativa na Validação de um Produto Educacional

Autores

  • Leonardo Dalla Porta Universidade Franciscana (UFN)
  • Elisângela Corrêa Dutra Universidade Franciscana (UFN)

DOI:

https://doi.org/10.31416/rsdv.v13i2.1104

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Redes Sociais, Studygram

Resumo

Este estudo explorou a utilidade da Análise Estatística Implicativa (ASI) como ferramenta metodológica na validação de um Produto Educacional (PE) denominado "Calculelis", desenvolvido na rede social Instagram para enriquecer o ensino de matemática a estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Utilizando a ASI, avaliamos a influência do "Calculelis" no interesse e no envolvimento dos estudantes, além de seu papel como complemento ao ensino presencial. Por meio da ASI, identificamos relações entre a interação dos estudantes com o PE e suas percepções educacionais, evidenciando uma relação clara entre o interesse em explorar conteúdos adicionais e a valorização do Instagram como ferramenta educativa. Os resultados ressaltam a importância da qualidade do conteúdo para o sucesso do ensino por meio de redes sociais e destacam a necessidade de estratégias pedagógicas cuidadosas e de conteúdo criteriosamente selecionado. As análises com a ASI contribuíram para confirmar a validade do "Calculelis" como recurso que amplia a experiência educacional, oferecendo informações sobre a integração das tecnologias digitais no ensino. Este trabalho também enriquece o campo teórico da Análise Estatística Implicativa, demonstrando como as análises podem aprimorar recursos educacionais, assegurando que eles atendam às necessidades dos estudantes e reforcem seu impacto pedagógico.

Biografia do Autor

Leonardo Dalla Porta, Universidade Franciscana (UFN)

Bacharel em Matemática Aplicada Computacional, Licenciado em Matemática e Pedagogia. Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Doutor em Ciências da Educação pela Université Lumière Lyon 2, França (financiado pelo Programa PDSE/Capes). Docente da Universidade Franciscana atuando em diversos cursos de graduação e como coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado modalidade Acadêmica). Desenvolve pesquisas voltadas para o ensino da Matemática e da Estatística na Educação Básica e Superior. Docente da rede municipal de ensino de Santa Maria onde atua no núcleo de Políticas Públicas e Avaliação na Secretaria de Município de Educação.

Elisângela Corrêa Dutra, Universidade Franciscana (UFN)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria(2004) e especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade de Educação São Luís(2020). Atualmente é Professora do Instituto Estadual Padre Caetano. Tem experiência na área de Matemática.

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Publicado

2025-04-12

Como Citar

PORTA, Leonardo Dalla; DUTRA, Elisângela Corrêa. Contribuições da Análise Estatística Implicativa na Validação de um Produto Educacional. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.31416/rsdv.v13i2.1104. Disponível em: https://revistas.ifsertaope.edu.br/index.php/rsdv/article/view/1104. Acesso em: 24 abr. 2025.